6.3.10

Odivelas e a Educação.


O actual executivo tem ultimamente dado muito relevo ao que tem sido feito na área da educação, ainda esta semana a vereadora do pelouro seu uma conferência de imprensa dando enorme relevo aos números, conforme pode verificar (clique aqui).

Realmente tem havido um esforço financeiro nesse sentido, contudo, com o objectivo de as inaugurar antes da eleições, muitas dessas obras foram feitas à pressa sem o rigor que se exigia, quer ao nível do projecto, quer ao nível da fiscalização das obras.


Ao nível da fiscalização da obra os resultados estão à vista com os "defeitos de fabrico" a virem ao de cima, chão mal colocado, água a entrar pelo tecto e fendas nas paredes são os mais visíveis a olho nu, mas também já vi urinóis para crianças (3-10 anos) colocados à altura dos utilizados por adultos.




Fig.1: Parede com uma racha.



Ao nível do projecto os erros são mais graves, não só porque vão requerer desnecessariamente novas intervenções e por isso mesmo o dispêndio de mais verbas, mas sobretudo, porque em muitos casos colocam em risco a integridade física das crianças. Por exemplo, há desníveis com mais de 2,5 metros de altura, sem protecção ou protecção deficiente, e há salas que servem simultâneamente de ginásio e refeitório.




Fig.2: Desnível (Varanda) com cerca de 2,5 mt.


Para além destas situações é evidente a falta de técnicos auxiliares de educação, 2 técnicos para 75 alunos é uma situação comum e esse rácio, por muito que as técnicas se esforcem, é manifestamente insuficiente. Chega-se ao ponto, segundo me foi relatado, de não haver ninguém para acompanhar uma criança ao hospital quando há um acidente.

Já agora, porque se tem falado tanto no que se tem feito na educação, inclusivamente a conferência de imprensa desta semana teria sido óptima para sabermos o que se fez ou não fez para rectificar as anomalias denunciadas na escola da Arroja, prestar esclarecimentos sobre o alegado caso de pedofilia numa escola do concelho e sobre o pavilhão que caiu numa escola da Pontinha.

Nota 1: Para ver mais posts relacionados com a educação clique aqui.


Sem comentários: