16.11.09

Odivelas - A.Municipal P.A.O.D.


Para quem não pôde ouvir, deixo aqui o meu discurso de hoje na Assembleia Municipal de Odivelas.

Por motivos de tempo, só disponha de um minuto, só fiz metade dos discurso e é essa parte que deixo aqui neste momento:

"
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
Eis aqui o principiante!

No passado dia 11 de Outubro os Odivelenses foram chamados a escolher os seus representantes na autarquia.

Em democracia, em nossa opinião, por um voto se ganha e por um voto se perde, aí não há dúvidas, o P.S. e a Dr. Susana Amador ganharam, não por um, mas por mil e poucos votos.

Mas atenção, esta vitória não foi, nem de perto nem de longe uma maioria absoluta, a diferença para a segunda força política foi inferior a 2%, isto é, os Odivelenses disseram, isso sim, de forma clara, que não queriam dar um cheque em branco ao P.S. e à Dr.ª Susana Amador.

A partir daí seria de esperar que se iniciassem negociações com vista à formação de um executivo, negociações essas que deveriam ter como resultado final um acordo que reflectisse claramente os anseios da grande maioria da população. Não quanto à distribuição de pelouros, remunerações mordomias e afins, mas sim, que se reflectisse num bom projecto para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Mas não foi a isto que assistimos, algumas pessoas, certamente com o receio de perderem alguns privilégios pessoais, apressaram-se e disponibilizarem-se de imediato para fazer um acordo, sem que se preocupassem minimamente com os anseios das pessoas que os elegeram.

Essas mesmas pessoas, para além de terem traído em quem nelas votou, demonstraram simultaneamente uma enorme falta de lealdade com todos os parceiros da Coligação, quer se tratassem de partidos ou de pessoas independentes, porque tudo isto foi feito de forma obscura e sem dar “cavaco” a ninguém.

Com este cenário a Dr.ª Susana Amador recebeu de mão beijada, através de um acordo na secretaria, aquilo que não conseguiu nas eleições, um enorme cheque em branco.

Dizem muitos, a Dr. Susana Amador conseguiu um acordo fácil e barato, eu diria fácil e nada incómodo. Fácil porque lhe apareceu de “mão beijada”, nada incómodo porque segundo sabemos bloqueou por completo a possibilidade ao P.S.D. de fazer oposição ao que quer que seja.

Barato? Vamos a ver, muitas vezes o barato sai caro.

Mas neste ponto, em nome da transparência e porque o eleitorado tem o direito de estar informado, solicitamos que seja tornado publico o teor do contrato firmado entre P.S. e P.S.D. para a constituição do exercício.

É vosso dever informar a população do Concelho de Odivelas do teor do acordo que foi assinado entre ambos os partidos, o qual como é óbvio regerá os destinos desta nossa Terra nos próximos 4 anos."


Sem comentários: