30.11.09

… e o Novembro está a acabar.


A nível nacional este mês ficou marcado por mais um caso judicial, desta vez o “Face Oculta”, provavelmente mais um a encher milhares de dossiers, a ocupar dezenas de metros prateleiras, a ocupar juízes, advogados, procuradores, investigadores, etc., etc., para depois ficar em “nada”.
Uma coisa já provocou, mais uns pontinhos para desgastar a justiça portuguesa, a credibilidade da classe política e da própria democracia. Com este caso, a tão falada independência dos órgãos de soberania, poder político/poder judicial também não deixa de levar mais um abalito.

Registe-se também a forma como o Governador do Banco de Portugal (Victor Constâncio) foi mais uma vez surpreendido, desta feita com os valores do deficit. Não satisfeito com isso, ainda aconselhou a subida de impostos.

Já a fechar o mês ficou claro que Sócrates e o seu governo não farão nesta legislatura aquilo que muito bem entenderem. A proposta apresentada pelo C.D.S.-P.P. na semana passada, no sentido de adiar por um ano a entrada em vigor do Novo Código Contributivo, a qual foi aprovada pela maioria dos deputados, foi a prova de que para Sócrates e para os portugueses os tempos são outros.

A nível local (Odivelas), para além das grandes comemorações do 11º aniversário da elevação de Odivelas a concelho, há a destacar:

1 - As tomadas de posse dos novos órgãos autárquicos;

2 – O acordo P.S./P.S.D. para a formação do executivo municipal, a forma notável como o mesmo foi feito e como muitos dos actuais dirigentes do P.S.D. de Odivelas defendem os interesses de quem os elegeu;

3 – Uma semana sem água em Famões;

4– A taxação máxima a nível de Derrama, de I.M.I. e de I.R.S., a qual foi proposta pelo executivo P.S./P.S.D. e aprovada pelos mesmo na Assembleia Municipal;

5 – O aumento inacreditável e incompreensível de algumas taxas municipais, chegando em alguns casos a atingir percentagens obscenas, entre 10 e 300 (trezentos) por cento. As que estão relacionadas com os mercados, cemitérios, feiras e equipamentos desportivo são as que mais sofreram.

6 – A Taxa dos Direitos de Passagem que está relacionada com os cabos da Internet, as quais deveriam ser pagas pelas operadoras, serão pagas por todos, P.S. e P.S.D. assim o entenderam.

Para terminar, aqui no Blogue, depois do mês louco de Outubro, o qual por causa das eleições autárquicas bateu todos os record’s de visitas e de posts visualizados, este foi o segundo melhor mês de sempre, cerca de 2.000 visitas e de 3.500 posts visualizados.

Sem comentários: