17.8.09

Sporting – A táctica.



Faz-me confusão como é que Paulo Bento continua a insistir no 4-4-2 em losango. Este sistema até poderia funcionar bem com as características que têm os jogadores do meio campo e a linha avançada (a ver que faz companhia a Liedson), mas fica sentenciado pela falta de laterais, os laterais do Sporting não são de excelência a defender e são ofensivamente quase inexistentes, logo incapazes de dar largura ao jogo atacante. Sem esta largura de jogo, a qual com está táctica só pode ser conseguida com laterais que subam bem, o Sporting fica condenado a afunilar o seu jogo pelo centro do terreno, o que se torna demasiado fácil para quem defende.

Pergunta-se, então qual a táctica que o Sporting poderia utilizar?

Par a mim é claro que a táctica mais aconselhada para o Sporting, devido às caractristicas dos seus actuais jogadores é o 3-5-2 com 2 médios defensivos.

O plantel dispõe de 4 bons centrais (Polga, Carriço, Tonel e Caneira), 3/4 excelentes médios defensivos (Rockenback, Veloso, Adrien e Moutinho); nas alas podem jogar, Vuk, Moutinho, Izmailov, Pereirinha, Yanick, Abel (?) e Pedro Silva (?); a médio ofensivo (10) tem 3 opções, Matias Fernadez, Moutinho e Yanick e na linha da frente Liedson, Postiga, Caicedo e Yanick.

É evidente que com este sistema é essencial a equipa jogar muito junta (as linhas muito próximas), capaz de fazer pressão alta (ofensiva) e criar uma grande coordenação entre os dois médios defensivos, um mais à direita, o outro mais à esquerda, um com mais liberdade para avançar e outro mais preso na retaguarda.

Pergunta-se: só 3 defesas?
A realidade é esta, para consumo interno chega e sobra, na maior parte dos jogos os opositores não têm mais que um avançado, por isso 3 defesas chegam e sobram; para consumo externo pode ser arriscado, mas o que é que se tem a perder? Os resultados mostram que pouco, mesmo com a actual táctica, sempre que o Sporting tem que jogar com adversários de maior nível as goleadas têm-se sucedido (ex.: Barcelona, Real Madrid e Bayern).

Assim a minha equipa neste momento (Izmailov lesionado) seria: Patricio; Caneira ou Tonel, Polga e Carriço; Veloso e Roca ou Adrien; Vulk, Fernadez e Moutinho; Liedson e ? (Caicedo, Postiga ou Yannick).

Assim poderíamos ter alguns bons jogos e eu voltaria a comprar a Gamebox, sem qualquer coisa deste género prefiro adormecer em frente à televisão do que em Alvalade.

Sem comentários: