19.6.09

A Táctica de Sócrates é a mesma e Mourinho?

No futebol há três formas de jogar:

1 – Em contra-ataque – passa por jogar à defesa, isto é deixar os adversários ficarem com a bola, defender atrás e depois tentá-los surpreender em rápidos contra-ataques.

2 – Ataque rápido – tentar defender um pouco mais à frente, controlar um pouco mais a bola e depois tentar através de jogadas rápidas chegar ao golo.

3 – Ataque continuado – defender à frente, pressionar os adversários logo à saída da sua grande área, obrigá-los a errar e a falhar o mais cedo possível, não dar tempo para pensarem e assim que a equipa tem a bola tentar partir logo para o golo.

A terceira é a táctica mais ousada, a mais difícil de colocar em prática e a que envolve mais e maiores riscos, geralmente os jogadores estão muito avançados no terreno o que deixa a defesa muito vulnerável. Para a aplicar é imprescindível ter uma equipa muito bem treinada, muito organizada, muito personalizada, com bons jogadores e fisicamente em grande forma, para além de um comportamento psicológico fortíssimo. Por vezes devido ao trabalho psicológico há jogadores e equipas que se conseguem superar a si próprios por grandes períodos de tempo. Um exemplo claro para ilustrar esta táctica foi a equipa do F.C. Porto, nas competições nacionais, nos anos em que o Mourinho era o seu treinador.

José Sócrates por ventura inspirado nesse modelo de jogo adoptou-o para si e para a sua equipa. A partir do momento em que conseguiu ser eleito para secretário-geral do P.S. foi isso que se viu, fez um ataque continuado na luta pelo poder e depois de lá chegar utilizou a mesma táctica para combater a oposição, foi assim nestes últimos quatro anos. Ele era tão rápido e feroz que não dava tempo à oposição de raciocinar e de se organizar, em vez de ser atacado, atacava e continuava a atacar, há poucos meses dizia-se que não havia oposição em Portugal.

Um dos grandes problemas e dificuldades desta táctica é conseguir manter os níveis de forma, principalmente a física e psicológica, bastante elevados. Quando estes níveis baixam, a equipa fica muito vulnerável, não consegue pressionar convenientemente o adversário em todo o campo e a organização defensiva torna-se muito fraca, começa a dar espaço e tempo à outra equipa para se organizar e torna-se também incapaz de atacar convenientemente. Como consequência disso os jogadores e a equipa começam a ficar psicologicamente afectados e muitos dos jogadores que pareciam fantásticos passaram a mostrar fragilidades e a serem jogadores considerados razoáveis, lembram-se do Costinha e do Maniche no Porto? E depois de saírem do Porto, o que foi feito deles?

Para além desta táctica as equipas tem uma personalidade, as de Mourinho por exemplo costumam ser arrogantes, tanto no discurso como na atitude, tanto na vitória como derrota e tem por hábito aquecer ânimos e o ambiente nos dias que os antecedem os grandes jogos, isto não vos faz lembrar nada?

A questão que se coloca agora é a seguinte, será que o Sócrates e a sua equipa tiveram uma derrota (goleada) tipo acidente de percurso, ou será que já vem perdendo jogos há muito tempo e entraram num percurso irreversível para o abismo?

A mim parece-me que há sinais de terem entrado nessa curva descendente. Muitos dos ministros passaram a ser considerados maus ou mesmo péssimos (ex. educação, agricultura, economia, obras públicas), outros a razoáveis e os que pareciam bons ou excelentes ainda vão disfarçando um pouco, mas não são considerados muito mais do que razoáveis (segurança social, negócios estrangeiros e finanças); os adeptos, alguns já acenam lenços brancos, outros já apupam, enfim o que muitas vezes acontece no futebol, vamos ver como é que na política isto acaba.

Não quero terminar este texto sem uma chamada de atenção. Não fiquem já os senhores da oposição, nomeadamente o P.S.D. e o C.D.S., a esfregar as mãos de contentes e a festejarem uma vitória antecipada. Não dêem como adquirido que o P.S. e Sócrates estão moribundos e que já perderam o Norte, Mourinho uma vez a seguir a uma derrota disse – alguém vai pagar – e, se não estou em erro, o meu Sporting levou quatro a um. Sócrates já mostrou por muitas vezes que é teimoso e determinado, e que é inteligente na forma como utiliza os meios de comunicação e gere a sua imagem.