17.6.09

A Solução Para o Odivelas F.C..

É minha convicção, pelo conhecimento que tenho do clube, que ele é viável e poderá ser economicamente independente, isto é auto-suficiente. Mais, é claro que um clube com a dimensão e sobretudo com a capacidade responder à vontade que tantos jovens têm de praticar desporto, sobretudo futebol, é mais que necessário num concelho como Odivelas.

Há contudo neste momento dois grandes problemas:
1º) As dividas acumuladas de há vários anos que originaram o actual plano de insolvência;
2º) O modo de gestão do clube.

Para resolver estes dois problemas só há quanto a mim uma fórmula.

Em primeiro lugar montar um plano económico-financeiro que sustente a viabilidade e a auto-subsistência do mesmo. Neste plano deverão ser justificados com grande rigor e transparência todos os números.

Neste plano, quanto a mim, deverá ser criado obrigatoriamente a figura de director-geral profissional, isto porque o clube não é muito grande, mas já é grande o suficiente para ser gerido de forma amadora. Tem que ser gerido a tempo inteiro por alguém que tenha no minimo experiencia em gestão.

Em segundo lugar, com esse projecto, é absolutamente necessário encontrar apoios e/ou avais para resolver a situação da divida constante no plano de insolvência, a qual, segundo sei ronda os 240.000,00. A este valor deverá ser acrescentada ainda uma verba que permita manter o clube em funcionamento nos próximos 4 meses. Sem esta premissa será certamente difícil resolver a actual situação e salvar o Odivelas.

Para que isto seja viável é absolutamente necessário agregar um conjunto de vontades muito alargado. Tem que se conciliar a vontade política, com a empresarial, eventualmente a dos credores e obviamente a dos sócios. Mas também é necessário que a liderar este processo esteja uma pessoa competente, séria e determinada.