9.11.06

EU VOTO D.DINIS

Em Janeiro dediquei uma das minhas Colunas ao Rei D. Dinis. Fi-lo, não só porque o considero um dos mais importantes reis de Portugal, como também e sobretudo, por D. Dinis estar muito ligado a Odivelas.
Nessa mesma Coluna lancei um repto, não só à Câmara Municipal, como a todas as forças do concelho, no sentido de se fazer a promoção da sua imagem, da sua obra e da sua ligação a esta terra. Sou da opinião que caso este objectivo fosse atingido, conseguiríamos transmitir para fora, uma imagem diferente do nosso concelho.
Volto a este assunto hoje porque como é do conhecimento geral vai decorrer nos próximos tempos o programa Grandes Portugueses, o qual vai ter grandes audiências, vai ser muito falado e debatido. Nesse programa vão ser debatidos e analisadas muitas figuras e sem que para mim seja surpresa, D. Dinis está na lista das chamadas 100 sugestões. Na passada 4ª feira, na apresentação do programa feita pela Maria Elisa, foi dos nomes mais falados, penso por isso que Odivelas não pode desperdiçar esta oportunidade.
D. Dinis, para além de ser uma das personalidades mais relevantes da História de Portugal, é um Rei muito popular junto da população portuguesa. Se solicitarem a alguma pessoa que diga o nome de 3 ou 4 reis portugueses, a grande maioria menciona o seu nome. Este facto em termos de Markting vale muito.
Como é óbvio, penso que à semelhança da grande maioria dos portugueses, tenho dificuldades em escolher uma só personalidade no meio de tanta ilustre gente, de uma história tão rica e com tantos séculos como é a nossa. Mas, como para mim, D. Dinis estaria sempre no lote dos elegíveis, faço pela sua ligação a Odivelas, o critério de desempate.
Se por ventura ele fosse eleito o “Grande Português”, já imaginaram na curiosidade que se levantaria ao redor do seu reinado, das vezes que Odivelas seria falado na comunicação social e da vontade que existiria em muitas pessoas de vir a Odivelas visitar o seu túmulo?
E se o último programa, depois de mencionado D. Dinis como vencedor, fosse transmitido em directo, junto do seu túmulo, no Mosteiro de S. Dinis, já imaginaram a repercussão, a todos os níveis, que isto teria para o concelho?
D. Dinis é uma mais valia de Odivelas.
Eu voto D. Dinis.


Nota: Este artigo foi escrito por mim para ser publicado em: http:\\www.diariodeodivelas.com.

Sem comentários: