19.9.06

Odivelas e o Ambiente.


Saúdo estas duas iniciativas da Câmara Municipal, tanto a de aderir à Semana da Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu Sem Carros, como a do Programa da Lavagem Mecânica das Ruas do Concelho e faço votos para que ambas sejam um sucesso, Odivelas bem precisa.

Mas ao ver hoje no vosso jornal duas noticias relacionadas com o ambiente no nosso concelho, não resisti em colocar aqui uma fotografia que tirei no passado Domingo a um Ecoponto situado no meio de um largo (Largo da República), situado na parte antiga de Odivelas e fazer uma sugestão, pois como todos sabem esta situação não é inédita.
Assim, sugiro que, na semana que vai ter como pano de fundo as preocupações ambientais, incluam uma actividade pedagógica que envolva toda população, desde os funcionários municipais (a começar pela presidente e vereadores), a funcionários do SMAS e das Juntas de Freguesia, até aos políticos e pessoas conhecidas, para além, claro está, de toda a população, de forma a sensibilizar todos os munícipes para esta vergonhosa situação. Eu estou disponível para participar.

A questão do lixo é complicada e difícil de resolver, os responsáveis municipais têm responsabilidades como é evidente, mas nós todos temos que colaborar, no mínimo, temos que ter a consciência cívica de não colocar o lixo no chão e muito menos de qualquer forma.

Sugiro ainda, que nas medidas de carácter definitivo que pretendam tomar, agora ou mais tarde, incluam penalizações, quer para os funcionários responsáveis por estas situações, quer para o comum cidadão, o qual em vez de colocar o lixo no respectivo recipiente, o coloque no chão, de qualquer forma, sem sequer se dar ao trabalho de desmanchar as caixas de cartão.

Quanto às medidas definitivas que vão ser tomadas, sou da opinião que na generalidade podem ser positivas, pelo menos na teoria, resta saber como é que na prática irão resultar, nada como experimentar, no entanto, antes de terminar este texto, gostava aqui de lançar 2 sugestões:

1ª) Que se estendessem os percursos cicláveis ou ciclovias, do Metro de Odivelas - Povoa de St.º Adrião e Sr. Roubado - Patameiras (+/- Rotunda da Antero Quental), equipados com alguns parques de bicicletas;

2ª) Que se testasse a via, Sr. Roubado – Vale do Forno, com um só sentido às horas de Ponta. Das 7.00 às 10.00 da manhã, Vale do Forno - Sr. Roubado e das 17.30 às 20.30 no sentido inverso, deixando assim uma faixa para BUS e outra para os restante veículos.



Sem comentários: