29.4.06

Liberdade

Este sábado que procede o 25 de Abril, não queria deixar passar sem abordar um tema, liberdade.

Utilizar a palavra liberdade, pensarmos e sentirmos que a temos, e que somos livres, dá-nos uma sensação de bem-estar, de conforto e até de auto estima, sem dúvida; mas o conceito de liberdade, se o aprofundarmos um pouco é muito mais complexo do que o que parece à primeira vista. É mais complexo porque não vivemos sós, vivemos em comunidade/sociedade, vivemos uns com outros e torna-se mais complexo, na minha opinião, quanto maiores forem as diferenças, sejam elas económicas, culturais, sociais ou religiosa.

Não faz sentido pensar, ou darmos a entender que a liberdade é total, porque não é, nem nunca vai ser.
A fronteira onde acaba a minha liberdade e começa a tua é muito difícil de traçar e a partir daí nascem as dificuldades.

Eu sei que se fazem leis precisamente para marcar as fronteiras das liberdades individuais e colectivas, mas não só essas leis nunca chegam, como muitas vezes se tornam injustas porque são cegas (a lei é cega) e sobretudo põe tudo em causa quando a justiça não funciona, funciona mal, ou de forma demorada.

As dificuldades em gerirmos a nossa própria liberdade está fácil de ver, basta ligarmos a televisão, ver o que se passa à nossa volta e o mundo em que vivemos.

Em minha opinião, por ventura utópica, para vivermos com a maior liberdade possível, não digo no mundo, mas pelo menos em Portugal é essencial uma forte aposta na formação, na educação, na justiça e sobretudo nos valores morais, não é possível haver liberdade sem amor e sem respeito.

Ao pensar neste tema não quis deixar de colocar aqui algumas reflexões e/ou citações sobre este mesmo tema, liberdade, feita por outros autores.


Vasco Pinto Magalhães disse:
"De onde vem o mal? É uma pergunta que a todos angustia. Não pode ter sido Deus a criá-lo, seria um absurdo para um Deus bom: Também não faz sentido um Deus mau. E a realidade em si mesmo é boa! Então? Só pode vir do mau uso que fazemos da nossa liberdade. E o uso viciado da liberdade pode introduzir uma tal desordem nas nossas vidas, que só muito dificilmente poderemos parar esse processo."

Montesquieu disse:
"A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis consentem" Jules Renard disse:"A liberdade tem limites que a justiça lhes impõe"
Victor Hugo disse:"
Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade"Jean-Paul Sartre:"Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode"
Miguel Cervantes, em Dom Quixote:"
A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida"
Albert Camus:
"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro"

Sem comentários: