18.2.06

A verdade é o alicerce da autoridade.

Fala-se hoje e cada vez se vai falar mais em falta de autoridade, que o estado, os governantes, os políticos, os professores, a policia, etc., etc., não a têm, e isso representa um grande perigo para todos nós. A falta de Autoridade, pode dar lugar à anarquia, pode colocar em causa a liberdade e a democracia, valores que tanto nos orgulhamos de ter.

Autoridade não significa mandar só porque se tem poder, autoridade pode-se ter com o poder, pode-se ter com a força, mas só se tem verdadeiramente se for conquistada pelo respeito, e esse, só se consegue através da verdade e dos bons exemplos.
A falta de credibilidade em quem exerce a autoridade, dá origem à arrogância. Quando hoje dizemos que não há autoridade, não quer isto dizer que ela não seja conseguida pelo poder ou pela força, quer dizer que ela não é respeitada, porque não vemos a verdade e os bons exemplos virem de cima.

Só para dar um exemplo, os partidos que ganharam as duas últimas eleições legislativas mentiram, ao dizer que não aumentavam os impostos, assim, quando chegaram ao governo e os subiram, de imediato perderam toda autoridade perante os eleitores.

Sem comentários: