25.2.06

POLOS EMPRESARIAIS EM ODIVELAS? (in:Coisasa da Pontinha 25-02-2006)

Odivelas está situado ao lado de Lisboa (a sede do nosso concelho é a mais próxima do centro de Lisboa), no seu raio de acção há as algumas das zonas de Lisboa com maior densidade populacional (Lumiar, Telheiras, Carnide e Benfica) e mais 3 grandes concelhos (Amadora, Loures, Sintra). A acrescentar a este facto constata-se que existem boas vias de comunicação (C.R.I.L., C.R.E.L., A8), transportes públicos de boa qualidade, temos acesso a 2 linhas de Metro (Pontinha e Odivelas) e que estamos a 5/10 minutos da A1, do Aeroporto e da Gare do Oriente.

Assim, Odivelas em vez de se acomodar á situação de dormitório e de se render à força económica de Lisboa, poderá ter um projecto capaz de tirar um maior proveito desta situação/localização.

Um projecto bem delineado, com uma estratégia bem definida e objectivos claros, será capaz de trazer para Odivelas um conjunto muito grande de empresas e de postos de trabalhos, com as mais valias inerentes.

A adicionar a tudo isto existe actualmente um movimento de deslocalização das grandes empresas, do Centro de Lisboa para os concelhos limítrofes, e por isso, tal como por exemplo Oeiras fez e continua a fazer, Odivelas também o poderá fazer.

Todas estas mais valias conjunturais são relevantes, mas não chegam. Falta decisão, falta estratégia, falta vontade e/ou visão, para que isto possa acontecer, é também necessário criar outras condições, tais como:

- Determinar os locais onde estes empreendimentos deverão ser feitos,
- Garantir uma preocupação com a qualidade ambiental,
- Dar incentivos ás empresas,
- Transmitir confiança aos empresários.

Um projecto como este poderá com toda a certeza criar um grande número de postos de trabalho (directos e indirectos), poderá também contribuir para dinamizar o comércio local, bem como outras pequenas empresas aqui instaladas, mas poderia ter ainda outra grande mais valia, caso fosse bem pensado e delineado; poderia financiar ou ajudar a financiar o fim de todos os Bairros de Génese Ilegal entre o Senhor Roubado e a Serra da Luz.

Sem comentários: