23.1.06

Um serão bem passado.

Para ser sincero esta eleições não me motivaram. Por diversas razões não me identificava com nenhum dos candidatosn e durante a campanha não ouvi nada de novo ou de inivador que me fizesse pensar que algo ía mudar .

Diz-se que o Presidente da República não tem muito poder mas eu não concordo, sou até da opinião que se ele quiser e estiver interessado pode fazer muito, aliás viu-se com o Dr. Jorge Sampaio ao demitir a meio o mandato de um governo com maioria absoluta e com o seu antecessor aquando das presidencias abertas.

Se nenhum fez mais, foi porque não sabia ou, porque não estava interessado.

No entanto ontem diverti-me a acompanhar as eleições, tive 3 pequenas alegrias, as quais, todas juntas no mesmo dia já não é mau, contudo, ainda fiquei com uma pequena espinha atrevessada na garganta.

Vamos por partes. A 1ª (pequena) alegria deu-se quando vi que Alegre ía ficar bem à frente da “velha raposa” e com isso vi acabar o soarismo. Já não era sem tempo! Embora esteja a léguas ideais comunistas, a minha 2ª (pequena) alegria foi quando vi o Jerónimo de Sousa ficar bem à frente do anárquico representante do B.E. (Francisco Anacleto Louçã), mas aqui também está minha pequena espinha, é que ao passar a barreira dos 5% por 3 dédcimas, este rapaz tem direito a receber umas belas massas; e pena! A 3ª alegria vai para a vitória de Cavaco Silva à primeira, não só por ser da opinião que entre todos os candidatos ele pode ser o melhor para o país, como, porque assim poupam-nos a todos, de assistirmos a uma 2ª volta.

Quero no entanto registar 2 factos:

1º) A falta de respeito, de civismo e de cultura democrática demonstrada pelo Sr. Primeiro 1º Ministro, Eng. José Socrates, quando fez a sua intervenção ao país, cortando assim a palavra ao candidato que tinha acabado de ficar em 2º lugar. Em comunicado, o seu gabinete, diz ter-se tratado de uma distracção e que o Sr. Primeiro Ministro não tinha conhecimento de que o Dr. Manuel Alegre estava a falar; eu duvido. Mas, se assim foi também é grave, por ventura ainda mais grave, porque um Primeiro Ministro não pode ter níveis de ansiedade tão grandes que o levem a fazer estas “gaffes”.

2º) Dizem que o Sr. Prof. Cavaco Silva ganhou por cerca de 64.000, mas esta diferença é contra todas as outras candidaturas juntas, a diferença para o Dr. Manuel Alegre,que ficou em 2º lugar é enorme, é de ........ 1.620.000 votos. É pouco?

Sem comentários: