28.1.06

In:Coisas da Pontinha (Coluna ás Direitas 28/01/2005)

Humildade/ Pobreza.

Muitas vezes oiço na televisão e na rádio diversas pessoas a utilizar o termo "gente humilde" quando se querem referir, de forma "politicamente correcta" a pessoas pobres; mas humildade e pobreza não são sinónimos, nem tão pouco, uma implica a outra.

Há uns dias ofereci 50 cêntimos (100.00 escudos) a um pobre na rua, ele nem sequer agradeceu, virou-se para mim e perguntou: Só? virou as costas e foi-se embora. Uma outra vez, há mais tempo, estava a almoçar à pressa num café, quando me apareceu uma senhora com duas crianças a pedir; de imediato perguntei se queria uma sandes e um copo de leite para as crianças, a resposta imediata foi: não, só quero dinheiro.

Isto pode ser pobreza, mas não é humildade.

Pergunto?

Não é a humildade uma característica dos portugueses? Onde é que anda a nossa humildade? Será que não andamos nós todos afectados por esta falta de humildade? Não estaremos todos nós a tornar-nos pobres e arrogantes? Não será também a falta de humildade uma das grandes causas dos problemas que Portugal está a passar? Não é a humildade capaz de se tornar numa mais valia para alcançar grandes vitórias?

Sem comentários: