10.1.06

Doença e Velhice.

Recebi neste Natal um livro, Não Há Caminhos, Há Soluções, de Vasco Pinto de Magalhães, é composto por 366 textos, um apara cada dia do ano e mais 30, a que o autor chama o 13º mês. São textos pequenos em tamanho, mas grandes em espiritualidade e profundidade, por isso ideais para reflexão.

Confesso que fiz batota e dei uma olhadela por textos de outros dias. Talvez por a minha avó estar doente e por eu ver o seu estado de saúde degradar-se muito no último mês, reparei em 3 desses textos, os que estão relacionados com a velhice e com a doença.

Um dos textos diz qualquer coisa como isto, “as mesmas coisas” podem ser ditas sempre com novidade, o segredo é não dizer coisas, é transmitir algo e conclui o texto dizendo, quem fale envelhece, mas não fica velho.

Outro texto diz, quem sabe envelhecer é uma pessoa admirável; ser novo é ter a capacidade de dar e os mais idosos tem um saber e uma experiência enorme para transmitir. Conclui a dizer que velho é aquele que desiste de amar, porque dar é amar.

No último texto questiona a eutanásia, “isto é dar a morte ou matar os doentes terminais..”, fala da mania que temos de tratar pessoas com determinadas doenças como “coitadinhos” e de os vermos como um fardo para as nossas vidas. Conclui o texto dizendo, se estes doentes não estivessem sós e não os fizessem sentir como um peso, com toda a certeza não queriam a eutanásia.

Ora bem, para além dos seus 90 anos, por cima de uma doença incurável, na semana passada a minha avó contraiu uma infecção respiratória e uma insuficiência renal. De imediato foi de urgência para o Hospital e teve que ficar internada na Unidade de Cuidados Intensivos. Nessa mesma noite quando cheguei a casa procurei os três textos que em cima mencionei, li-os com maior atenção e prometi a mesmo que ia dar o melhor de mim para que ela tivesse vontade de ficar connosco mais tempo.

É isso que tenho feito e depois de há 3 ou 4 dias a minha avó ter estado ás portas da morte, ontem deu-me mais uma lição (Post anterior). Sei também que ao ter recebido essa lição a ajudei a sentir-se útil e rejuvenescida.

Agora, não escrevo mais, tenho que ir trabalhar, para ver se hoje ainda arranjo tempo para uma nova lição.

Sem comentários: