26.12.05

Um Rumo (Uma Vida Melhor) – O que fazer?

Quando senti esta necessidade de intervir logo se me colocaram várias questões, o porquê de eu sentir esta necessidade, o que fazer e como fazer.

No inicio desta minha atitude muita coisa e muitas ideias começaram a passar pela minha cabeça de forma desarrumada, por isso, quanto mais pensava, mais baralhado me sentia, tive aí a necessidade colocar tudo por escrito.

Em primeiro lugar tive que perceber de forma clara o porquê desta necessidade, ao que atrás já respondi, em segundo lugar o que fazer.

Quando se me levantou esta questão (o que fazer para termos uma vida melhor) tive que fazer uma análise da situação e foi aí que cheguei à conclusão de que o principal problema que estamos a atravessar não é económico, mas sim uma grande crise de valores e de referencias. É esta crise de valores que está na origem da crise económica, sem valores, sem referencias, sem regras e sem justiça não há economia que resista, senão vejamos:

Vida Melhor, é uma expressão tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexa, sobretudo se olharmos para a realidade que nos rodeia.Exemplos de pobreza, discriminação, exclusão, desigualdade de oportunidades, falta de solidariedade, injustiça, criminalidade, arrogância, vaidade, egoísmo, luxuria, gula, corrupção, etc., etc., não faltam à nossa volta, é só sairmos à rua e/ou ligarmos a televisão e/ou a rádio. Às vezes pergunto a mim mesmo, será assim tão difícil mudar esta realidade, ou será muito mais fácil do que aquilo que todos nós pensamos?Não discuto que por ventura haja questões complexas e de difícil resolução, há com toda a certeza.
São medidas que se podem querer tomar e que não têm 100% de sucesso garantido, que podem ter riscos e que por isso mesmo são no mínimo discutíveis, que podem ser melindrosas para certas pessoas e até que podem ir contra interesses instalados; mas outras há que podem ser tomadas, muito simples por sinal e que todos, ou quase todos as aprovam, são as medidas de bom-senso.
Estou plenamente convencido que começando por medidas simples, de bom senso, podemos entrar no bom caminho, em busca de uma vida melhor, para isso antes de mais nada precisamos de delinear UM RUMO .

Nesse rumo temos que ter sempre presentes a VIDA, a FAMÍLIA, a INSTRUÇÃO e VALORES.

Paradoxalmente, parece-me que esta crise de valores, não é tanto individual, mas sobretudo colectiva.
Individualmente penso que os portugueses são pessoas com bons valores e bem formados, no entanto, por vezes não se comportam de acordo com os mesmos, ou por outras palavras não exercem na prática aquilo que sabem na teoria e por outro lado, não percebo bem o porquê, mas colectivamente parece que Portugal anda de costas voltadas para os valores, parece que o país é um e as pessoa são outras.

Tendo em conta esta interpretação, a qual já debati e conversei com muitas pessoas, penso para mim que é necessário sensibilizar as pessoas para este facto.

Traçar “Um Rumo”, em busca de uma Vida Melhor, tendo sempre como referencias a Vida, a Família, a Instrução e os Valores parece-me a grande solução.

Sem comentários: